sábado, 12 de setembro de 2009

O que é o projecto 12-15 ?





O Projecto 12-15 não se cinge ao combate contra o abandono escolar, este visa, simultaneamente, diminuir de modo significativo o absentismo e o insucesso escolar do público-alvo, sendo este constituído por jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, que abandonaram a escola ou que se encontram em risco de vir a fazê-lo, e que preferencialmente não tenham concluído o 1º Ciclo do Ensino Básico.

A meta do projecto é que esses jovens concluam o 2º Ciclo do Ensino Básico e que assim regressem a um percurso escolar regular. Porém, não basta saber que os jovens retomaram um percurso escolar regular, importa também conseguir que o olhar sobre a escola e as suas potencialidades se altere. As experiências vividas por muitos destes jovens estão marcadas por aspectos que, no seu conjunto, conduzem a uma imagem da escola como um local no qual não gostam de permanecer e com o qual não se identificam.

Assim, o Projecto 12-15 promove a “escola atractiva”, isto é, aos jovens são dadas a conhecer as inúmeras potencialidades do espaço escolar de modo a que modifiquem não só a sua postura face à escola, como também a sua perspectiva relativamente a esta última, aos seus agentes e à sua cultura de aprendizagem. Assim, após o cumprimento do horário estabelecido para as actividades curriculares, são proporcionadas actividades lúdicas que passam, sobretudo, por áreas capazes de motivar e despertar o interesse destes jovens. Deste modo, espera-se que a escola passe a ser tida como um lugar no qual é bom permanecer, porque nela é possível aprender fora e dentro do contexto de sala de aula.

O retorno à escola, uma nova imagem sobre esta, a posse de uma qualificação escolar mais elevada do que a de partida constituem fins meritórios, aos quais se acrescentam outras mais-valias, tais como: a integração social, a melhoria da qualidade de vida, o reforço da auto-estima e motivação, entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário